Você já ouviu falar que nosso cérebro é apenas 5% racional e 95% com ações subconscientes? Pois então, estou aqui pra te dizer que faz muito sentido.
Alguns cientistas e pesquisadores definiram que o cérebro está dividido em 3 partes: Cérebro límbico, cérebro reptiliano e o neocórtex. Essa é a teoria do cérebro “Trino“. Veja a imagem mais abaixo para entender.
CÉREBRO REPTILIANO
Controla o lado mais animal e instintivo do ser humano. O Cérebro Reptiliano se encarrega das funções mais básicas: Sobrevivência e Reprodução. Possui os padrões de comportamento que caracterizam os Répteis. A sobrevivência se assemelha a um “sistema binário”: Fugir ou Lutar. Não aprende com seus erros, não tem capacidade de sentir e nem de pensar: Sua função é a de ATUAR. Quando o Cérebro Reptiliano se ativa, tem total prioridade sobre os outros dois cérebros – Emocional e Racional.
CÉREBRO LÍMBICO
Foi constituído a partir da emergência dos mamíferos. Através do sistema nervoso autônomo, ele comanda certos comportamentos necessários à sobrevivência. O sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais.
NEOCÓRTEX
Em poucas palavras é a parte racional do ser humano. É responsável pela linguagem, pensamento abstrato, imaginação e consciência.